Pílulas de Sustentabilidade -Afinal, o que é o Efeito Estufa?
Estamos habituados a ouvir sobre Efeito Estufa como algo ruim ou prejudicial à nossa saúde de forma= geral, mas na verdade o Efeito Estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta Terra! É o Efeito Estufa que mantém as temperaturas médias globais e evita que haja uma grande amplitude térmica, tornando possível a existência de seres vivos.
Funciona assim: O Sol emite raios de luz e calor para a Terra, parte deste calor é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre enquanto a outra parte é refletida para o espaço. Graças à presença de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta, uma parcela da radiação solar que seria refletida e liberada de volta ao espaço fica retida, mantendo a Terra aquecida e habitável.
O grande problema é que o Efeito Estufa está sendo agravado pela ação do homem, especialmente após a revolução industrial, com o aumento indiscriminado de gases como Dióxido de Carbono, Metano,Óxido Nitroso e Gases Fluoretados, que provocam mudanças irreversíveis na dinâmica climática do planeta.
Quanto mais gases do Efeito Estufa são emitidos para a atmosfera, menos o calor irradiado pelo sol consegue se dissipar, o que gera um aumento anormal das temperaturas no planeta reafirmando a Teoria do Aquecimento Global*.
O que podemos fazer para minimizar a emissão de gases do efeito estufa? A alta concentração destes gases na atmosfera está relacionada às atividades industriais que utilizam a queima de combustíveis fósseis para sua produção, como a produção de plástico, às ações humanas de desmatamento e ao aumento do uso de transportes movido à combustíveis fósseis (diesel e gasolina).
O objetivo é reduzir estas emissões em nível global, mas precisamos começar pensando em o que é possível fazer individualmente, afinal, nós também somos responsáveis pelo ambiente que nos cerca!
Reduzir a utilização de transportes automotores em deslocamentos de pequenos trajetos, optar pela utilização de bicicleta ou transporte coletivo quando viável, incentivar a coleta seletiva e priorizar a utilização de produtos biodegradáveis (como plásticos de resina PCR) são ações de fácil alcance e que geram efeitos muito positivos!
Você já começou a fazer a sua parte?