< voltar

Pílulas de Sustentabilidade - Quais os benefícios da reutilização do plástico?

28 setembro de 2023

O plástico é um material que foi elaborado para ser durável, mas quase a metade dos materiais de plástico produzidos em todo o mundo são destinados à um único uso. Isso quer dizer que estes materiais têm uma vida útil real de minutos, horas ou dias, mas permanecem no ambiente por mais de 400 anos até se decompor.


O plástico é responsável pela morte de milhares de animais marinhos todos os anos, além de impactar o ciclo reprodutivo de diversas espécies, incluindo tartarugas, peixes e aves marinhas. O problema é sério e muitas cidades já proíbem a utilização de plásticos de uso único, como por exemplo os canudos e copos plásticos.


Estima-se que cerca de 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto, mas menos da metade é devidamente coletada para a reciclagem e poucas são convertidas em novas unidades. Por isso, o ato de separar o nosso próprio lixo para a reciclagem e a adoção de materiais reciclados e produzidos por resina pós- consumo (PCR) são tão importantes!


O plástico PCR é derivado de garrafas de água e outros materiais PET que completaram seu ciclo de vida e que foram descartados e coletados pelos programas de reciclagem. Sempre tratados de maneira adequada, os plásticos reciclados têm potencial para virar um novo produto, novas embalagens, acessórios e até mesmo vestimentas.


Além disso, a reciclagem do plástico auxilia na economia de energia, consumindo apenas uma fração do que as petroquímicas utilizariam para a produção de um plástico novo, e na emissão de gases do efeito estufa, evitando que mais de 60% de gás carbônico seja enviado para a atmosfera.


Nossas escolhas diárias impactam todo o ecossistema ao nosso redor, e cuidar do lixo que produzimos também é nossa responsabilidade!

Você também pode gostar

Fique
por
dentro!

Cadastre-se para receber informações e novidades!

Escolha sobre qual assunto você deseja receber

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de privacidade e uso de cookies.